confiança. excelência. ​profissionalismo.

    COLONOSCOPIA

     

     

    O QUE É

     

    Consiste num exame que visa estudar o intestino grosso, avaliando o seu revestimento mucoso, vascularização e distensibilidade.

     

     

    PARA QUE SERVE

     

    Este exame permite que sejam identificados processos inflamatórios ou tumores intestinais, sendo possível biópsia e ressecção de pequenos tumores ou polipos.

     
    RASTREIO

    A colonoscopia de rastreio deverá abranger toda a população com mais de 50 anos. Se o resultado for normal, a colonoscopia deverá repetir-se de 10 em 10 anos, até aos 75 anos. Se existirem familiares diretos (pais, filhos ou irmãos) com pólipos ou cancro do intestino, a colonoscopia deverá ser realizada aos 40 anos, ou com a idade do familiar mais novo em quem foi diagnosticado cancro do intestino menos 10 anos (se foi diagnosticado num irmão aos 35 deverá fazer a colonoscopia aos 25 (35-10); sendo indicado repetir de 5 em 5 anos.

    No caso de existirem pólipos, a vigilância deve ser determinada pelo especialista, conforme o número e dimensão dos pólipos retirados. Em caso de Síndromes Genéticos Hereditários, o doente deverá ser referenciado a um centro hospitalar da área de residência.

     

    CONTRA INDICAÇÕES

     

    Contra-indicação absoluta quando um paciente apresentar qualquer suspeita clínica ou radiológica de abdômen agudo perfurativo, ou de diverticulite aguda ou de megacólon tóxico.

    Contra-indicação relativas, sendo as mais importantes:

    1. Infarto recente do miocárdio,

    2. Embolia pulmonar recente,

    3. Neutropenia importante,

    4. Gravidez após o 2o semestre,

    5. Grande aneurisma de aorta ou de ilíaca,

    6. Grande esplenomegalia.

    PREPARAÇÃO PRÉVIA

     

    Para a realização do exame é necessário que o intestino esteja “limpo”, ou seja, sem a presença de resíduos fecais.

     

    É importante que o paciente leia e siga corretamente as instruções/dieta a realizar nos dias anteriores ao exame. Aqui tem o documento pdf consoante a hora da sua marcação.

    Preparação para horário de marcação até às 12h

    Preparação para horário de marcação entre 12h e 16h

    Preparação para horário de marcação depois das 16h

    RECOBRO
    O recobro depende da dose de anestesia utilizada, mas, usualmente, não ultrapassa 1 hora. Se não existir recurso à anestesia, o doente não necessitará de recobro.

    ​RECOMENDAÇÕES

    • O paciente deverá chegar à Clínica 15 minutos antes do horário agendado;

    • O paciente é liberado do recobro mediante a presença de um acompanhante;

    • Devido às instalações do local de realização do exame, solicitamos que, na medida do possível, o paciente traga apenas 1 acompanhante.

    • Após o exame não deverá conduzir durante pelo menos 6 horas.