MAMOGRAFIA 3D - TOMOSSÍNTESE

 

 

O QUE É

A tomossíntese, mamografia 3-D, é um exame de diagnóstico por imagem que tem como finalidade estudar o tecido mamário, através da utilização de um equipamento que utiliza uma fonte de Raios - X de baixa radiação.

A mamografia digital convencional aliada à tecnologia 3D, faz com que o especialista consiga ter uma visão mais precisa da lesão, sendo possível observar margens bem caracterizadas e, consequentemente, reduzir a necessidade de incidências adicionais. Este exame é ainda particularmente interessante para mulheres que possuem a mama mais densa, nas quais a visualização dos tumores pode ser comprometida, quando comparados a exames realizados com mamografia isolada.

A partir dos 35 anos, aconselha-se a realização periódica da mamografia com o objectivo de proceder ao rastreio do Cancro da Mama. É sempre conveniente que se faça acompanhar dos exames anteriores, caso seja detentora dos mesmos, a fim de se efectuar um estudo comparativo.

 

 

PARA QUE SERVE

 

A capacidade de identificação de lesões de tamanho mínimo é uma das vantagens do uso da Mamografia 3D na detecção de um cancro da mama antes de ser palpável e de se manifestar clínicamente. Este diagnóstico, quando realizado numa fase precoce da doença é geralmente associado a um melhor prognóstico para a cura e necessidade de um tratamento menos agressivo para o controlo do cancro, em determinados casos.

 

 

   Tipos de Exame

 

  • Mamografia 3D - Tomossintese

  • Ecografia Mamária

 

PREPARAÇÃO PRÉVIA

 

1. Para a realização deste exame não é necessária qualquer preparação prévia. No entanto, não é aconselhável o uso de cremes, desodorizante ou pó de talco sobre a região mamária e axilar uma vez que a maioria destes produtos  são opacos aos Raios-X e podem, desse modo, falsear os resultados. Além disso, os cremes e loções tornam a mama escorregadia tornando difícil o seu posicionamento.

 

2. A mama é mais sensível no período pré-menstrual, pelo que a realização deste exame deve ser evitada nesta fase. A semana após o período menstrual é a mais indicada para a realização da Mamografia. 

 

3. A gravidez e o aleitamento são contra-indicações relativas da Mamografia. Assegure-se que não está grávida antes de realizar este exame.

 

4. A entrega do exame e respectivo relatório médico será feita após oito dias úteis. Em casos de urgência, este prazo pode ser reduzido. 

 

 

 

mamografo.jpg